Seminário de Pedagogia Social

Image

Desenvolvendo o Ser Social
"O ser humano como ponte para uma nova realidade social."

Conhecido como seminário de pedagogia social, o processo de imersão de 8 dias passou a chamar-se Seminário Desenvolvendo o Ser Social, enquanto um caminho aberto a todo ser humano no exercício de Co-criador da nossa Humanidade.

Durante oito dias em imersão os participantes realizam atividades como trabalhos em grupo, trabalhos individuais, apresentações em plenárias, colheitas de aprendizagem coletivas, processos de autoconhecimento, artes diversas e movimento corporal. Pode incluir cuidados inspirados nas terapias externas (antroposóficas), ativação dos 12 sentidos, jogos cooperativos e interação com a comunidade local.

Turma 2019 - Encontro com a Comunidade - Horizonte Azul

Turma 2019 - Encontro com a Comunidade - Horizonte Azul

A singularidade dessas práticas no seminário se dá por se realizarem num ambiente de confiança construída entre os participantes, e pela circunstância de afastamento das interferências do dia a dia, o que garante a devida concentração.

Essas qualidades elevam e aprofundam significados: novos pontos de vista a respeito de si mesmo e do coletivo, bem como a compreensão da vida e do mundo surgem para todos, com intensidade e frequência espantosa!!!!!!!

O aprendizado único para cada um, ganha lugar num rico mosaico de conhecimento que, dia a dia, cresce e envolve mais e mais a experiência do grupo. Um tema central é o encontro consigo mesmo num enigmático exercício do livre arbítrio, onde cada individualidade se revela e conta com interesse verdadeiro de muitas outras pessoas: permite trazer para a consciência uma trama de construção do tecido social, que no nosso cotidiano permaneceria inconsciente.

Turma 2019 - Consigo mesmo

Turma 2019 - Consigo mesmo

Compreendendo o ser humano um ser social por natureza, a experiencia abraça a organização que abriga o seminário como parte do tecido social ampliado. Na prática, trata-se de visitas e interações com pessoas direta e indiretamente envolvidas com a instituição parceira. Seus colaboradores, fornecedores e amigos representando a comunidade local, são convidados a interagir com a turma, assim proporcionando um aprendizado comum, uma troca sanadora para todos. Esse encontro ilumina as forças sociais da comunidade local, contribuindo para seu fortalecimento e oferecendo novos pontos de vista; na outra face, o encontro permite ao grupo a percepção e admiração do tecido social que surge, exercitando uma percepção sensível e delicada de uma realidade inusitada.

Cada participante retorna a sua realidade fortalecido e livre na sua individualidade, sendo ele mesmo renovada fonte de um sensível ativismo para a manifestação do Humano que quer emergir em nossa época.

Constitui-se como instrumento para uma nova realidade social.

Turma 2019 - Tecido Social - Parque Intervales

Turma 2019 - Tecido Social - Parque Intervales

A preparação da coordenação apoia todo o mistério e encantamento, e traz inspirações em situações mais difíceis:

-  a consciência de que cada grupo faz uma trajetória própria, constituída pelos encontros completamente inusitados, solicita grande confiança em forças espirituais superiores, no sentido de sustentar o processo em elevados ideais humanos.

- a disposição para lidar honestamente com os processos de relacionamento entre as pessoas que compõem a coordenação, se coloca como pré-requisito.

- força de concentração, o isolar-se da vida pessoal para estar presente com todo seu potencial pedagógico-terapêutico.

- conhecimento prévio da antroposofia e pedagogia social são muito necessários para uma compreensão clara e objetiva dos fenômenos que acontecem durante a semana.

- forte vitalidade para a dedicação exaustiva.

As condições claras e respeitadas desde a inscrição de cada participante também são relevantes:

- Cada participante deve decidir-se por si mesmo, em total liberdade.

- A idade de 24 anos protege os jovens ainda no processo de se apropriarem de seu “EU”, critério que pode se flexibilizar até o mínimo de 21 anos em condições especiais.

- O compromisso da imersão.

- A contribuição financeira no sentido de manter uma conexão com nossa realidade.

- Os participantes devem estar em boas condições de saúde física e mental: para suportar seu próprio processo e seu testemunho dos processos dos demais, o que exige muita consciência para a percepção dos fenômenos sociais.

Depoimentos dos participantes

"Um lugar de pesquisa, dinâmica e pessoal, de caminhos possíveis para um exercício de comunidade, mais eficiente, de acordo com suas perspectivas. Se você está precisando de um tempo, viajar, se encontrar, conhecer pessoas especiais e quem sabe mudar a forma como vê a vida, o seminário de pedagogia social é o lugar certo."

Eduardo Neto - Turma 2019 - Horizonte Azul

"A oportunidade de abrir, dentro do espaço e tempo, um motivo para olhar para mim mesma. Priorizar um contato comigo mesma no cotidiano, onde mergulho em mim. Entrar em contato com as sombras e dores mais profundas. Reorientar caminhos. Oferecer a mim mesma um voto de compromisso com os ideais que já carrego. Como celebrar uma nova comunhão? Sinto-me apaziguada. Porque reconheço naquilo que tentei negar, ou esconder, abafar, uma oportunidade para transcender."

Rosana Shine - Turma 2019 - Horizonte Azul

"É um encontro de pessoas que querem aprender a lidar melhor consigo mesmas e com suas comunidades. O aprendizado é a partir de vivências onde podemos nos observar e observar a comunidade. A minha experiência foi se revelando aos poucos. Quanto mais confiança no grupo, mais descobertas, mais pontos de vista; é preciso ter coragem e ser muito honesto consigo mesmo. Me senti acolhida e respeitada."

Isabel Ciriaco - Turma 2019 - Horizonte Azul

Depoimentos dos participantes

“Cheguei aqui sem direção, estou saindo outra pessoa, pois além de me encontrar, estou realizada e determinada sobre o que quero. “

Rosalina - Turma 2019 - Parque Intervales

“Vivenciei um momento único de conexão comigo mesma, com o outro, com a natureza. Reconheci que tenho capacidades que são fundamentais para meu futuro, para guiar meus passos para ele. Também aprendi a reconhecer no outro aquilo que falta em mim. Ser protagonista da minha própria vida é necessário, reconhecer minhas necessidades também. Até saiu um verso no qual me encontro hoje: Ser! Hoje reencontrei algo que há muito havia perdido Corpo e Alma Reunidos! Enorme gratidão é o que sinto por vocês.”

Anônimo - Turma 2019 - Parque Intervales

“Existe hoje uma melhor percepção e acolhimento na construção do tecido social, no sentido que as experiências vividas até aqui me possibilitaram ter mais paciência e empatia frente aos processos e a compreensão que o seminário me tornou um novo Eu. Também me permitiu entender que essa vivência não é um caminho ou ponte para que eu solucione os problemas do mundo, mas que eu possa usar outros óculos para a convivência no coletivo.”

Eduardo José - Turma 2019 - Parque Intervales

Inscrições AbertasVAGAS LIMITADAS
Turmas em
PORTO ALEGRE e SÃO PAULO