Currículos

APS - Associação de Pedagogia Social

Maria de Fátima Helou

Membro fundadora e atual presidente da Associação de Pedagogia Social, responsável pela certificação na Formação Dinâmica de Juízo em parceria com a Fundação Dialoog da Holanda, membro da IADJ – International Association for Dynamic Formation desde 2019 , membro da ASD – Association for Social Development desde 2012.

Desde 2011 empreendedora dos Seminários de Desenvolvimento do Ser Social em parceria com ONGs, criando espaços de desenvolvimento pessoal e social em contextos. 

Formada em Aconselhamento Biográfico há 25 anos, hoje docente no programa Biografia Caminho Iniciático na Associação Sagres, em Florianópolis – SC, desde 2011.

Atuando como pedagoga social, aconselhadora biográfica, mediadora de conflitos com formação da Trigon/Alemanha e coach formada no The Coaches Training Institute/EUA (“Co-active Coaching) desde 1990 em diversas instituições, com foco na busca e realização do propósito, legado e significado da vida. 

Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Raquel Calcina

Criadora do Aprender Vivo, uma abordagem pedagógica curativa fundamentada na antroposofia e na composição de vivências artísticas e sensoriais para o desenvolvimento de pessoas, grupos e Organizações. 

Desde 2015 empreende e facilita Seminários de Pedagogia Social: semana de imersão para pesquisa social e crescimento pessoal tendo como cerne a Formação Dinâmica de Juízo. 

Atuou como consultora de Desenvolvimento Organizacional a partir da pedagogia social tendo em vista os desafios individuais e coletivos na virada do milênio, onde a prática da Formação Dinâmica de Juízo contribuiu significativamente.

Fez carreira em Recursos Humanos e dedicou-se por mais de 15 anos à gestão de projetos e desenvolvimento humano na Associação Comunitária Monte Azul, onde ministrou curso de Formação Dinâmica de Juízo para gerentes.  

Criou o Grupo Cálice do Amor, para acolhimento e atendimento de adultos envolvidos em situações de abuso sexual e outros traumas.  

Formada em administração de empresas pela FAAP, Facilitadora de Fórum e na abordagem Dragon Dreaming.

Autora do Livro Feminino Vivo- A Voz do meu Silêncio sob codinome Rakel Nohva