Contexto histórico

APS - Associação de Pedagogia Social

O curso de Formação Dinâmica de Juízo, baseado na tese de doutorado do holandês Lex Bos, tem como base a antroposofia, criada por Rudolf Steiner que começou a ser trazida ao Brasil na Segunda Guerra com a vinda de imigrantes alemães.

Lex (Alexander) Bos nasceu em 1925 em Djember, Java. Estudou Sociologia e Geografia na Universidade de Amsterdã, tendo atuado na área de consultoria empresarial. De 1958 a 1990 integrou o grupo de consultores que fundou o NPI – Nederlands Pedagogisch Instituut – Instituto Pedagógico Holandês, dedicado ao desenvolvimento organizacional fundamentado na Antroposofia e situado em Zeist, Holanda.
Em 1972 Lex Bos veio ao Brasil pela primeira vez, a fim de assessorar um grupo pioneiro na criação da Pedagogia Social
Doutorou-se em 1974 com a tese sobre “Formação Dinâmica de Juízo em grupos” e, a partir de 1979, Lex Bos e sua esposa, Johanna, retornaram sistematicamente e anualmente ao Brasil dando início aos Seminários de Pedagogia Social, proporcionando valiosas bases para o trabalho de consultoria organizacional. 
Lex Bos faleceu em 2005, em Zeist.

Em  2017, ao participar do workshop sobre a Formação Dinâmica de Juízo no encontro internacional da Association for Social Development, em St. Odile, na França,  Maria de Fátima Helou deu-se conta da importância do arquétipo da Formação Dinâmica de Juízo, com o qual vinha trabalhando desde 1990, a partir de diálogos profundos com Ron Henkes.
Ron Henkes atua na Fundação Dialoog na Holanda  como consultor, mediador e  treinador e é parte da diretoria. Tem o compromisso de desenvolver a filosofia e as ideias de Lex Bos, tornando-as práticas e dessa forma contribuir para um mundo mais humano.
Maria de Fátima Helou facilitou Seminários de Pedagogia Social por 3 décadas, um processo imersivo cujo cerne é a Formação Dinâmica de Juízo. 
No período de 2015 a 2019 sua pesquisa  sobre o potencial transformador desse poderoso arquétipo ganhou novo impulso ao lado de Raquel Calcina levando os Seminários para contextos sociais de Organizações Sócio Ambientais.

Nasce assim a parceria entre a Fundação Dialoog e a Associação de Pedagogia Social viabilizando que a Formação na Dinâmica de Juízo possa acontecer no Brasil, atendendo a necessidades específicas de nossa realidade.
Estamos muito felizes em iniciar a capacitação da Formação Dinâmica de Juízo aqui no Brasil e de compormos este vínculo com a Fundação Dialoog da Holanda. 

Realização: parceria entre a Associação de Pedagogia Social e Fundação Dialoog www.dialoog.net