Contexto histórico

APS - Associação de Pedagogia Social

Em  2017, ao participar do workshop sobre a Formação Dinâmica de Juízo no encontro internacional da Association for Social Development , em St. Odile, na França,  Maria de Fátima Helou realizou-se  da importância do arquétipo da Formação Dinâmica de Juízo, com o qual vinha trabalhando desde 1990, a partir de diálogos profundos com Ron Henkes.

Ron Henkes atua na Fundação Dialoog na Holanda  como consultor, mediador e  treinador e é parte da diretoria.Tem o compromisso de desenvolver a filosofia e as idéias de Lex Bos, tornando-as práticas e dessa forma contribuir para um mundo mais humano.

Lex (Alexander) Bos: nasceu em 1925 em Djember, Java. Estudou Sociologia e Geografia na Universidade de Amsterdã, tendo trabalhado durante oito anos como colaborador numa firma de consultoria empresarial. De 1958 a 1990 integrou o grupo de consultores que fundou o NPI – Nederlands Pedagogisch Instituut – Instituto Pedagógico Holandês , dedicado ao desenvolvimento organizacional fundamentado na Antroposofia e situado em Zeist, Holanda. Doutorou-se em 1974 com a tese sobre “Formação Dinâmica de Juízo em grupos”. Foi cofundador do Banco Tríodos, na Holanda, hoje com representação em outros países.

Em 1972 Lex Bos veio ao Brasil pela primeira vez, afim de assessorar um grupo pioneiro na Pedagogia Social . Conhecido como conferencista e escritor , participou da coordenação dos seminários de pedagogia social de 1979 a 1990, tendo proporcionado valiosas bases para o trabalho de consultoria organizacional. Lex Bos faleceu em 2005, em Zeist.

Fátima Helou facilitou Seminários de Pedagogia Social por 3 décadas, um processo imersivo cujo cerne é a Formação Dinâmica de Juízo. No período de 2015 a 2019 sua pesquisa  sobre o potencial transformador desse poderoso arquétipo ganhou novo impulso ao lado de Raquel Calcina levando os Seminários para contextos sociais de Organizações Sócio Ambientais.

Nasce assim a parceria entre a Fundação Dialoog e a Associação de Pedagogia Social viabilizando que a formação na Dinâmica do Juízo possa acontecer no Brasil, atendendo a necessidades específicas de nossa realidade.

Estamos muito felizes de iniciarmos a capacitação da Formação Dinâmica de Juízo aqui no Brasil e de compormos este vínculo com a Fundação Dialoog da Holanda. 

Realização: parceria entre a Associação de Pedagogia Social e Fundação Dialoog  www.pedagogiasocial.com.brwww.dialoog.net